SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO

19 junho 2010

A Guerra contra Aguirre

      A Guerra contra Aguirre foi um conflito ocorrido em 1864 entre o Brasil e o Uruguai.
     Antes dessa época o Uruguai estava passando por um momento de grande alvoroço. Existia uma rixa contra os fazendeiros brasileiros, que recuperaram poder de terras que estavam invadidas, e muitos brasileiros que moravam no Uruguai eram vítimas de perseguições e desrespeito.
     O conflito se iniciou quando Aguirre, governante do Uruguai e líder do Partido Blanco, organizou várias invasões contra o território gaúcho que estava cheio de fazendeiros criadores de gado.
     Diante deste fato, o governo brasileiro buscou intrometer-se na política uruguaia contra Aguirre a fim de proteger o território gaúcho. O exército brasileiro, em face da invasão do Uruguai, invadiu seu território em março de 1864 e conquistou vários territórios como Unión e Paysandú marchando para Montevidéu, capital do Uruguai. Diante das conquistas brasileiras, Aguirre queimou os tratados entre os dois países e declarou maior invasão ao território brasileiro.
     No início das invasões uruguaianas, o exército brasileiro reagiu expelindo-os rapidamente e exonerando definitivamente Aguirre do governo do Uruguai. Em 15 de fevereiro de 1865, foi estabelecido um Governo Provisório sob o comando de Venâncio Flores, do Partido Colorado, que apoiado pelo Brasil declarou canceladas as invasões declaradas contra o território brasileiro e ainda saudou a bandeira do Brasil com 21 disparos. Em 20 de fevereiro de 1865, foi assinada a Convenção de Paz entre Brasil e Uruguai.
     Venâncio Flores, governante do Uruguai, comandou o país até 1868. Após apoiar o Brasil e a Argentina na Guerra do Paraguai convocou eleições e renunciou seu cargo quatro dias antes de ser assassinado durante um levante do Partido Blanco de Aguirre.

Fontes:
- www.colegioweb.com.br/historia/guerra-contra-aguirre;
- www.guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/guerra-contra-aguirre.htm;
- Poster sobre o assunto no Museu do Exército.

Por Sanmartin

Nenhum comentário:

Postar um comentário