SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO

04 julho 2010

Cerimônias realizadas no RS em homenagem ao bicentenário do Brigadeiro Sampaio


Cerimônia de encerramento das atividades alusivas aos 200 anos de Sampaio


      Em 6 de julho de 2010 o comando militar do sul realizou uma cerimôinia em memória do brigadeiro Antôniod e Sampaio. O evento ocorreu no centro de Porto Alegre, na praça Brigadeiro Sampaio e encerrou as atividades festivas do seu bicentenário. Na cerimônia Zélia Sampaio, viúva de Mário Sampaio, sobrinho neto do brigadeiro, foi convidada a participar do descerramento de uma placa alusiva ao bicentenário de Sampaio.
      Ressaltamos que entre os presentes estavam, também, diversos integrantes e ex-integrandes do CMPA. Eram eles: 1° Sgt Inf Luís Henrique Malheiros Nunes, o qual, durante os três anos em que esteve à testa do Grêmio da Infantaria do Velho Casarão da Várzea, contribuiu decisivamente para que o espírito imortal da "Rainha das Armas" incentivasse e entusiasmasse os jovens alunos, norteando-os pela vibração e pelos princípios da honra, da lealdade, e do amor à Pátria e ao Colégio Militar. Ele foi homenageado, recebendo um Diploma de Reconhecimento acompanhado por um ofício do CMS. Foi também homenageado o ex-professor do CMPA, Cel Inf Luiz Ernani Caminha Giorgis, que, como Delegado da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, participou da elaboração de uma obra sobre o Brig Sampaio, além de ter colaborado de forma marcante para as comemorações realizadas durante este ano. Esteve na solenidade, ainda, representando o Colégio Militar de Porto Alegre, o Cel Cav Antônio Augusto Vianna de Souza, Comandante, o Cel Inf Leonardo Roberto Carvalho de Araujo, Oficial de Comunicação Social, e o Cel Inf Eduardo Barbosa do Sacramento, membro da diretoria da AACV.



Homenagem na Câmara municipal de Porto Alegre


        O  Bicentenário do Brigadeiro Sampaio foi lembrado em sessão solene da tarde do dia 11 de maio na Câmara Municipal de Porto Alegre. A cerimônia, proposta pela Mesa Diretora e realizada no Plenário Otávio Rocha, foi presidida pelo vereador Nelcir Tessaro e contou com a presença de militares.
     O comandante da Artilharia Divisionária da 6ª Divisão do Exército, general-de-brigada Sérgio José Pereira estava presente e leu mensagem de agradecimento do comandante do CMS, general-de-exército Túlio Cherem. No texto, o oficial destaca a biografia de bravura e patriotismo do Brigadeiro Sampaio e reverencia sua memória como exemplo a ser seguido.
      Compuseram a Mesa, também, os generais-de-brigada da reserva José Mattos Marsillac Motta e Carlos Augusto Fernandes dos Santos; o coronel Nilton Luís Silveira Vieira, representante do V Comando Aéreo Regional; e o capitão Paulo César Pechir Barboza, representante da Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Alegre.


Homenagem na Assembléia Legislativa


      A Assembleia Legislativa realizou em 10 de maio, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro pela passagem dos 200 anos de seu nascimento. A solenidade foi solicitada pelo deputado Ronaldo Martins, do PRB.

Fontes:

- sites.google.com/site/assersdigital/mural/homenagemaobrigadeirosampaio;
- www.cmpa.tche.br;
- www.camarapoa.rs.gov.br/default.php;

Por Manoela Astolfi