SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO

19 junho 2010

Guerra da Tríplice Aliança

      A Guerra da Tríplice foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América O correu de dezembro de 1864 a março de 1870. O Brasil, a Argentina e o Uruguai derrotaram o Paraguai após cinco anos de lutas. Ao todo s o Brasil enviou 180 mil homens em guerra. Mais de 30 mil morreram. Da parte do Paraguai calcula-se que 300 mil pessoas morreram em decorrência dos combates, das epidemias que se alastraram durante a guerra e da fome. O Paraguai, antes da guerra, atravessava uma fase de prosperidade econômica. A derrota marcou uma reviravolta decisiva na história do país, desde então um dos menos desenvolvidos da América do Sul.
     Antônio de Sampaio participou desta guerra à frente da 3ª Divisão do Exército Imperial, também conhecida como “ A Encouraçada” , pela dureza demonstrada em todos os combates que se via envolvida. Ele lutou nas operações de transposição do rio Paraná, na Batalha da Confluência e na Batalha de Estero Bellaco. Destacou-se a batalha  de Tuiuti, em 24 de maio de 1866.    
     Em Tuiuti a Divisão Encouraçada agüentou a principal carga de cavalaria e infantaria que os paraguaios fizeram. Mortos e feridos de cada lado iam manchando de sangue o campo de batalha até que o grosso da investida paraguaia voltou-se para o 4ª Batalhão de Voluntários da Pátria, Batalhão este formado em Pernambuco, em 1839, com o nome de 4º Batalhão de Fuzileiros. Sampaio vendo o perigo, infiltrou-se nos pelotões do 4º Batalhão e passou a incentivar os Voluntários da Pátria a reagir e não esmorecer. Foi então que foi atingido pela primeira vez. Porém, continuou lutando e incentivando os companheiros, mesmo ferido. Sua montaria é atingida e o Brigadeiro cai. Ele levanta mais uma vez e anima os camaradas. O combate esquenta e Sampaio recebe mais dois tiros, um deles, rasgando-lhe o peito. Esvaindo-se em sangue Sampaio é retirado da batalha, não sem antes ver o recuo dos paraguaios, pré-anunciando a vitória brasileira que já se delineava.


Curiosidades sobre a batalha de Tuiuti:


Terreno: matoso, encharcado, área fora dos banhados, quase plano, sem compartiemntos notáveis. Ao norte e oeste matoso. à leste palmeiral. Espaço de 4Km de fundo por 6 Km de frente.


Efetivos paraguaios: 24.230 homens; 3 peças de artilharia; 1 peça com Resquin


Aliados: 33570 homens; 87 canhões


Chefes paraguaios: Brrios, Diaz, Marcó e Resquin


Chefes Aliados Brasileiros: Osório e Sampaio


Chefes Argentinos: Bartolomé Mitre;


Chefes Orientais: Flores
    
Perdas Paraguaias: 12000 homens, 4 canhões, 3 bandeiras, 4 estandartes, 5000 cavalerianos


Perdas Aliados: 3.913 mortes; 2 estandartes argentinos; 1 bandeira oriental


Duração: 11:30/17:00 de 24 de maio de 1866

      Foi internado no Hospital de Corriente onde resistiu por mais de um mês. Sua situação agravou-se.O próprio Brigadeiro pede aos médicos para ser transferido para o hospital brasileiro que havia em Buenos Aires. Embarcou, então, do porto fluvial de Corriente para seu Buenos Aires. Porém , quando estava já chegando em Buenos Aires, Sampaio não resistiu mais e faleceu a bordo do navio-hospital Eponina, em 06/07/1866.
     Foi sepultado em Buenos Aires em 8 de julho de 1866. Em 1869 seus restos mortais foram trazidos para o Rio de Janiro, sendo depositados na Igreja do Bom Jesus da Coluna, no Asilo dos Inválidos da Pátria. Em 14 de novembro de 1871 eles foram novamente trasladados, desta vez para sua terra natal, o Ceará sendo depositados na atual Catedral de Fortaleza. Mais tarde foram sepultados no Cemitério de São João Batista. Em 24 de maio de 1966, por ocasião do Centenário de sua morte e da Batalha de Tuiuti, seus restos mortais são removidos para um mausoléu na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, onde permaneceram até 24 de maio de 1996, ocasião em que os seus restos mortais passaram a repousar em definitivo no Panteão Brigadeiro Sampaio, erguido na parte frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, sede do Quartel-General da 10ª Região Militar.


Bibliografia:
www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php;
- www.suapesquisa.com/historia/guerradoparaguai;
- pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_de_Sampaio.

Por Manoela Astolfi



A Guerra contra Aguirre

      A Guerra contra Aguirre foi um conflito ocorrido em 1864 entre o Brasil e o Uruguai.
     Antes dessa época o Uruguai estava passando por um momento de grande alvoroço. Existia uma rixa contra os fazendeiros brasileiros, que recuperaram poder de terras que estavam invadidas, e muitos brasileiros que moravam no Uruguai eram vítimas de perseguições e desrespeito.
     O conflito se iniciou quando Aguirre, governante do Uruguai e líder do Partido Blanco, organizou várias invasões contra o território gaúcho que estava cheio de fazendeiros criadores de gado.
     Diante deste fato, o governo brasileiro buscou intrometer-se na política uruguaia contra Aguirre a fim de proteger o território gaúcho. O exército brasileiro, em face da invasão do Uruguai, invadiu seu território em março de 1864 e conquistou vários territórios como Unión e Paysandú marchando para Montevidéu, capital do Uruguai. Diante das conquistas brasileiras, Aguirre queimou os tratados entre os dois países e declarou maior invasão ao território brasileiro.
     No início das invasões uruguaianas, o exército brasileiro reagiu expelindo-os rapidamente e exonerando definitivamente Aguirre do governo do Uruguai. Em 15 de fevereiro de 1865, foi estabelecido um Governo Provisório sob o comando de Venâncio Flores, do Partido Colorado, que apoiado pelo Brasil declarou canceladas as invasões declaradas contra o território brasileiro e ainda saudou a bandeira do Brasil com 21 disparos. Em 20 de fevereiro de 1865, foi assinada a Convenção de Paz entre Brasil e Uruguai.
     Venâncio Flores, governante do Uruguai, comandou o país até 1868. Após apoiar o Brasil e a Argentina na Guerra do Paraguai convocou eleições e renunciou seu cargo quatro dias antes de ser assassinado durante um levante do Partido Blanco de Aguirre.

Fontes:
- www.colegioweb.com.br/historia/guerra-contra-aguirre;
- www.guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/guerra-contra-aguirre.htm;
- Poster sobre o assunto no Museu do Exército.

Por Sanmartin