SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO

05 agosto 2010

Pintura histórica - Guerras no período regencial

      Em uma época em que não existe câmera fotográfica para registrar a história em imagens esta tarefa é incumbida à pintura.
    
     A pintura histórica preucupa-se mais com o conteúdo do que com os próprios valores da arte, efeitos visuais e emoções. Ela preocupa-se mais em exaltar os momentos gloriosos das nações e atos heróicos de grandes homens, como os do Brigadeiro Sampaio, demonstrando o amor à pátria. É um tipo de pintura que buscava retratar a história e instruir historicamente, através de sua arte, aqueles que a observam. 
      
       Aqui, damos ênfase a renomados pintores brasileiros. Apesar de serem acusados de imitadores e reflexos da arte européia  eles possuiam um estilo mais moderno ligado predominantemente ao romantismoe ao neoclassicismo (por isso eram tachados de "reflexos" e "imitadores"). O romantismo misturava temas dramático-sentimentais inspirados pela literatura e história e ligava-se ao neoclassicismo que ganhou forma durante o renascimento. Com uma influência forte da classicidade grega e o incentivo às artes essas pinturas tinham características do: paganismo, antropocentrismo, humanismo e a razão.
      Podemos observar o uso do dourado para retratar o céu nas obras dos mais famos pintores, Pedro Américo e Victor Meireles, característica peculiar do neoclassicismo, buscando dar um ar divino à pintura. O homem, seus feitos e suas conquistas são retratados como objeto central da obra.
      A seguir temos listados alguns pintores brasileiros e suas obras que retratam batalhas das quais o patrono da infantaria participou.

Pedro Américo



      Pode-se notar em suas telas uma extrema atenção aos detalhes, miticulosamente descritos: os trajes militares, os cavalos, a fisionomia dos personagens.


   A imagem acima retrata a Batalha do Avaí, na Guerra da Tríplice Aliança. É importante deixar claro que Sampaio não fez parte desta Batalham pois faleceu dois anos antes, em 1866. Todavia, a pintura retrata uma história da qual Sampaio inegavelmente fez parte.




Victor Meireles

      Victor Meirelles também detacou-se na retratação da guerra do Paraguai. Sua pintura apresenta traços românticos. As marcas do pintor são a expressividade da cor e a atenção às paisagens, o tom grandioso e o ímpeto da ação.

Batalha Naval do Riachuelo (Guerra da Tríplice Aliança)

Fontes:


Por Manoela Astolfi