SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO

13 junho 2010

Revolta da Praieira

Temos aqui mais uma revolução da qual Sampaio participou.

      A Revolução Praieira foi a última reação à consolidação de uma monarquia favorável á aristocracia rural escravista. Em Pernambuco, a família dos Cavalcanti era a grande produtora de cana, e fazia parte da política nos dois ramos, o Conservador e o Liberal, sendo, assim, “organizadora” da vida pública. Os liberais e democratas que estavam sendo controlados pela família Cavalcanti resolveu fundar o Partido da Praia, em 1842. O Partido da Praia não era somente contra o domínio sobre a política, mas também sobre o comércio, monopolizado por portugueses, que não ofereciam trabalho aos brasileiros. O objetivo inicial do Partido era combater os latifundiários, mas com a ajuda do povo, o combate virou uma revolta. Os principais líderes da Revolução praieira foram: Borges da Fonseca, Abreu e Lima, Inácio Bento de Loiola, Nunes Machado e Pedro Ivo.





Com a nomeação de um partido conservador para Pernambuco, após a queda do ministério liberal, os Praieiros divulgaram o Manifesto ao Mundo, baseado em idéias de socialismo utópico, no qual reivindicavam:
- voto livre e universal
- liberdade de imprensa
- autonomia dos poderes
- nacionalização do comercio varejista
- liberdade de trabalho
- federalismo
- extinção do poder Moderador e do senado vitalício

      A Revolução começou em Olinda, se alastrou pela Zona da Mata e “pretendia” invadir Recife, sob comando de Nunes Machado, mas ele foi morto quando tentaram tomar Recife de assalto. Borges da Fonseca, após derrota em Recife, foi para o interior, onde continuou a luta. Em 1850, Pedro Ivo foi preso, já que continuara tentando investir contra o sul de Recife com o apoio de populares. Pedro Ivo foi transferido para o Rio de Janeiro, e contou com o apoio de muitos intelectuais e do povo. Logo depois o Praieiro fugiu da prisão, mas morreu indo à Europa vítima de tuberculose. Apesar de ter sido uma revolta fácil de apaziguar, significou a luta pelos interesses populares no Império. E depois dela, o Brasil assistiu à aristocracia rural e escravista no poder.

Fontes:
- Historia do Brasil Império e República - Bibliex.
- Historia do Brasil - Luis Costa e Leonel Mello
- Historia do Brasil - Koshiba

Por Victória Jalowitzki

Nenhum comentário:

Postar um comentário