SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO

25 junho 2010

O que Sampaio via?


Nessa postagem temos o objetivo de mostrar ao leitor como era o mundo visto por Sampaio: a arquitetura da época.


O que é arquitetura? É a arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos. Em última instância, ela lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. Geralmente está diretamente associada ao problema da organização do homem no espaço.

O NEOCLASSICISMO

O Principal estilo arquitetônico presente no Brasil enquanto o Mrigadeiro esteve na Terra foi o Neoclassicismo.


Ele foi oficialmente introduzido no Brasil pela Missão Francesa de 1816. Entretanto, elementos da arquitetura palladiana (próxima ao neo-clássico) possam ser notados desde o século XVIII, no norte do país A disseminação da arquitetura neo-clássica ocorreu, principalmente pela necessidade de reorganizar a planta urbana do Rio de Janeiro após a chegada da família real portuguesa em 1808, doisa anos antes do Brigadeiro nascer.


As principais características do neoclassicismo são:
• formalismo e racionalismo
• exatidão nos contornos
• harmonia do colorido
• retorno ao estilo greco-romano
• academicismo e técnicas apuradas
• culto a teoria de Aristóteles
• ideal da época:democracia
• pinceladas que não mascavam a superfície
Como Antônio de Sapaio morou durante um bom tempono Cearpa, listamos abaixo alguns prédios, “sobreviventes”, de estilo neoclássico daquele estado:





Sobrado Dr. José Lorenço
      O Sobrado Dr. José Lourenço, inaugurado em 31 de julho de 2007, abriu as portas ao público com um novo centro cultural para artes visuais do Ceará. O espaço abriga salas para exposição, auditório e café, consolidando-se como local de convivência e difusão das artes visuais, possibilitando o acesso gratuito da população a uma programação comprometida com a criatividade artística e a inclusão cultural. Antigamente era utilizado como habitação.



Museu do Ceará


      Funciona no Centro de Fortaleza, no prédio da antiga Assembléia Provincial. Lá encontramos objetos, armas, fotos e documentos da Fortaleza antiga, a exposição tem cartas de alforria de escravos de fazendas do Ceará, uma sala dedicada aos escritores cearenses, artesanato, ex-votos e fósseis com até 75 milhões de anos.



Passeio público
      É uma das mais antigas e belas praças de Fortaleza. O espaço foi construído em estilo neoclássico e tem o nome oficial de Praça dos Mártires em homenagem aos líderes da Confederação do Equador, como Pessoa Anta e Padre Mororó, que foram executados no local em 1830.

Fontes:


Por Manoela Astolfi