SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO

02 junho 2010

Breve biografia

      Antônio de Sampaio  nasceu em 24 de maio de 1810 de origem humilde, filho do ferreiro Antônio Ferreira de Sampaio e de D. Antônia Xavier de Araújo, sendo criado na vida simples e dura do sertão, na cidade de Tamboril, Estado do Ceará.
      Com muita coragem, garra e determinação, ele conseguiu seu diploma e, aos 20 anos, entrou para o Exército Brasileiro.
      A primeira guerra de que participou foi em 1832, nas ruas da cidade de Icó, no Ceará e, é claro, saiu vitorioso, o que o fez participar de tantas outras batalhas. Participou, ainda, de várias guerras que impediam a união do Brasil, como a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, da Cabanagem, no Pará, a Balaiada, no Maranhão e a Guerra de Praieira, em Pernambuco. Tendo sido vitorioso em todas elas.
      Depois dessas guerras, ele seguiu com sua vida e, em 1849, o então Capitão Sampaio casou-se com Júlia dos Santos; união da qual, mais tarde, nasceram quatro filhos.
      Sampaio continuou sua carreira militar até que, em 1861, foi promovido a Coronel. Com a promoção, foi combater na Campanha do Uruguai. Após essa guerra, devido a sua conduta exemplar, foi promovido a Brigadeiro. Mais tarde, Sampaio assumiu o comando da 3ª Divisão de Infantaria, a Divisão Encouraçada. E então partiu para a maior guerra já ocorrida na América do Sul: a Guerra da Tríplice Aliança.
      Durante um ataque, Sampaio, que sempre estava a frente de seus soldados, dando-lhes o exemplo e encorajando-os, foi ferido e mostrando superação, patriotismo e bravura, enviou uma mensagem ao seu comandante:  
"Diga ao General que estou cumprindo meu dever, mas como já recebi dois ferimentos e estou perdendo muito sangue, seria conveniente que me mandasse substituir."
      Mal tinha terminado de escrever essa carta, fora atingido novamente, totalizando três ferimentos, sendo que após o último foi internado em estado grave, vindo a falecer a bordo do navio Eponina. E no dia 24 de maio, data do seu aniversário, recebeu o mais honroso dos títulos - o de herói! E por decreto do Presidente, o Brigadeiro Sampaio foi escolhido, em 1962, para Patrono da Arma de Infantaria.
      Hoje seus restos mortais repousam em um mausoléu erguido no Quartel General da 10ª Região Militar em Fortaleza, no Ceará.



Fontes: 

-Enciclopédia Barsa;


Por Sanmartin

Nenhum comentário:

Postar um comentário